O medo infantil
O medo infantil é uma batalha que toda criança enfrenta durante determinadas etapas do desenvolvimento infantil. A criança explora o mundo e enfrenta novidades quase que constantemente, isso em certas ocasiões, aparenta ser uma ameaça.
É esperado que ela se assuste, principalmente quando não compreende o funcionamento de algo ou a funcionalidade. O escuro, os animais de estimação, pessoas desconhecidas são frequentes coisas que despertam a insegurança e geram medo.
O que é medo infantil?
Os medos das crianças são diferentes dos medos dos adultos. Enquanto os adultos temem situações reais, mas as crianças temem fatores reais e também os fantasioso.
O medo funciona como mecanismo de proteção até certo ponto. Ele é importante para a criança desenvolver confiança e capacidade de tomada de decisões, e assim, ela aprende quais medos são reais. É importante lembrar que cada criança tem sua personalidade, e algumas serão mais medrosas que as outras, mas isto não deve ser persistente ou incapacitante.
Os pais são a base desse processo, a criança precisa se sentir acolhida e entendida. E quando estes tiverem dificuldades em fazer isto, devem buscar ajuda de um psicólogo infantil.
É valido ressaltar que frases como “isso nao existe!”, “você já esta muito grandinho” ou “‘não seja besta!”, invalidam os medos des crianças e apenas reforçam a insegurança.
A busca pelo psicologo deve ser feita quando os pais reconhecerem que aquele medo está congelando a criança, e impactando sua rotina e desenvolvimento.
O psicologo trabalha abordando o mundo interno da criança, identificando seu medo, suas condutas inapropriadas e seu desejos. Além disso, o psicologo analisa o ambiente físico, a rotina e o sitio familiar, tentando assim identificar a origem do medo exagerado, para orientar os pais de maneira precisa e adequada.
Quanto antes o trabalho com o psicologo se inicia, melhor para evitar desencadear ansiedade e depressão infantil, que são quadros caracterizados por diferentes fatores, mas o medo excessivo sendo fator principal destes.


Karina Yuka
Fonoaudióloga

Gabrielli Reboredo
Psicóloga

Larissa Freitas
Fonoaudióloga

Larissa Assis
Fonoaudióloga

Camila Recco
Terapeuta Ocupacional

Alice Campião
Fonoaudióloga

Carolina Conte
Psicóloga

Larissa Lyra
Pediatra
